Veolia inaugura primeiro galpão de triagem para a coleta seletiva em Iperó

Parceria com a Danone e a Prefeitura de Iperó capacita cooperados locais para atuar na triagem de resíduos descartados pelos domicílios e empreendimentos comerciais da cidade

A Veolia Brasil, administradora do Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) Iperó, junto com a Danone e a Prefeitura de Iperó inauguraram no mês de junho a primeira cooperativa de lixo no município de Iperó, localizada na Região Metropolitana de Sorocaba (SP). A iniciativa vai capacitar cooperados locais para atuar na triagem de resíduos descartados pelos domicílios e empreendimentos comerciais da cidade, promovendo também educação ambiental da população e a coleta seletiva no município.
  
A Veolia Brasil, especialista em gestão de resíduos, água e energia, instalou um galpão com 380 m² em uma área previamente recuperada. A coleta será iniciada de forma piloto no bairro George Oetterer, sempre às segundas-feiras. Gradativamente será estendida aos outros bairros do município.  Os materiais recolhidos pela coleta seletiva da Prefeitura de Iperó serão levados para o galpão, onde os cooperados farão a devida separação e posterior venda. Toda a renda gerada desse trabalho será revertida para os cooperados.

Por meio do Programa Novo Ciclo, da Danone, que possui 76 cooperativas parceiras espalhadas no Sul de Minas Gerais e São Paulo e que são acompanhadas por técnicos especializados, a Danone ofereceu capacitação à futura mão-de-obra da cooperativa em Iperó. Dois técnicos puderam transmitir conhecimentos de gestão financeira, recursos humanos e contabilidade, além de treinamentos especializados sobre a própria triagem de materiais aos novos trabalhadores. A Iperocicla, nome eleito pelos próprios cooperados, inicia suas atividades hoje.

“O galpão de triagem é a oportunidade de se gerar renda para os cooperados, além de fomentar a Economia Circular. Com isso, a Veolia pretende despertar a consciência ambiental da população para separar os materiais recicláveis antes do descarte dos resíduos”, afirma Denis Afonso, Diretor de Desenvolvimento da Veolia Brasil.

“Nosso objetivo com o Novo Ciclo é apoiar o desenvolvimento das cooperativas, aumentando volume de material, renda e condições de trabalho, melhorando assim a vida dos catadores. Além disso, queremos promover em maior escala a Economia Circular, conectando as cooperativas com a indústria como a de embalagens para fomentar a inserção de produtos reciclados na cadeia de consumo. Dessa forma, desejamos garantir um impacto positivo para todos as partes envolvidas” afirma Ligia Camargo, gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

“O projeto da coleta seletiva em Iperó, em parceria com a Danone e a Veolia, é pioneiro na Região Metropolitana de Sorocaba nesses moldes. Nosso município só tem a ganhar. A parceria com as empresas traz muita credibilidade, além da melhora na qualidade de vida da população, geração de renda para os catadores e a contribuição para o meio ambiente. Será muito importante a conscientização de todos em relação à importância da coleta seletiva", explica  Vanderlei Polizeli,  prefeito de Iperó.