Soluções para a indústria de alimentos e bebidas

Reduzindo sua pegada ambiental da indústria de alimentos e bebidas O principal setor industrial do mundo é um grande consumidor de água e energia. Também produz quantidades importantes de resíduos orgânicos e resíduos sólidos, como plástico, vidro e papel. Condicionados pela mudança de hábitos alimentares, crescimento demográfico e aumento dos padrões de vida, o principal desafio do setor é atender com êxito as demandas crescentes dos clientes por alimentos e bebidas elaborados, seguros e nutritivos, reduzindo o consumo de recursos e controlando os impactos ambientais, sociais e sociais.

A abordagem global da Veolia em relação ao gerenciamento de energia, água e resíduos nos permite alcançar a otimização total do ciclo de vida das concessionárias, oferecendo preços e desempenho com resultados garantidos, incluindo qualidade, quantidade, disponibilidade e impacto ambiental.

Um setor intensivo de água e energia

Antes mesmo de chegar às nossas mesas, os alimentos e bebidas passam por um elaborado processo de fabricação. Uma grande quantidade de água e energia é usada em cada etapa de processamento.

A crescente necessidade de água para a indústria de alimentos e bebidas está levando o setor a racionalizar seu consumo, tratar as águas residuais para reutilização, reabastecer os aquíferos e evitar o uso de recursos.
 Quanto ao seu consumo de energia, o onipresente setor de Alimentos e Bebidas deve continuar a reduzir sua pegada de carbono. Essa mudança é impulsionada por eficiências de custo, regulamentações, mas também pelas expectativas dos varejistas e clientes.

A fim de mitigar o impacto de uma tremenda demanda de energia, a eficiência energética e as energias renováveis ​​(por exemplo, produção de biogás, caldeiras de biomassa, co-digestão de substratos orgânicos,etc.) constituem soluções pertinentes.
 
Gestão de resíduos, um grande desafio

Sementes de frutas, soro de queijo, peles e gorduras animais: fabricação de alimentos e bebidas gera grandes quantidades de resíduos industriais e resíduos orgânicos precisam ser descartados adequadamente.
 
Quando esses fluxos não são valorizados ou usados ​​para outras aplicações de alimentos e bebidas, rações para animais ou outras indústrias, eles geralmente oferecem oportunidades interessantes para a produção de energia verde ou valorização agrícola.
 
Outro fluxo de resíduos industriais, embalagens, representa um volume importante de resíduos sólidos. Somente a indústria de alimentos e bebidas responde por 66% do faturamento da fabricação de embalagens.
Embora a grande maioria dos resíduos de embalagens não seja gerada nas fábricas, mas no ponto de distribuição e consumo, os locais de Alimentos e Bebidas procuram desempenhar o seu papel para reduzir, separar, reciclar adequadamente seus resíduos sólidos e obter “zero desperdício para aterro”. Algumas empresas também dão um passo além e obtêm a partir de matérias-primas secundárias para reduzir a pegada ambiental global de seus produtos sem comprometer a qualidade ou a integridade do produto.
  • Entre 2015 e 2020, o investimento em tratamento de água para a indústria de alimentos e bebidas aumentará em 50% e alcançará $6 bilhões
    Source: Global Water Intelligence
  • Para produzir uma sacola de salada pronta são consumidos de 10 a 20 litros de água
  • 4% de t
    oda a energia consumida nos países da OECD em 2012 foi usada na indústria de alimentos e bebidasSource: EIA, novembro de 2016
Nossas soluções para a indústria de Alimentos e Bebidas
 
Recuperação de bio-resíduos e efluentes


Redução da pegada econômica e ambiental

  • Criação de valor e eficiência
  • Conformidade legal constante e licença para operar
 Otimizando o ciclo da água
  • Confiabilidade - evitando o tempo de inatividade oneroso
  • Eficiência - desenvolvimento de soluções que ajudam os clientes a obter mais de cada gota de água
  • Compliance - sistemas de engenharia que garantem o cumprimento da legislação ambiental
 Melhorando o desempenho energético
  • Melhor confiabilidade e desempenho de ativos
  • Gerenciamento Remoto de Energia
  • Custos reduzidos e pegada ambiental
Otimizando o gerenciamento de resíduos industriais
  • Eficiência Fornecida
  • Rendimento melhorado
  • Licença garantida para operar

​Veja mais sobre nossas soluções para a indústria de alimentos e bebidas no folder:
 
Folder Food & Beverage
PDF - 2.61 MB