​Promovendo uma cultura de cidadania

Ser o sócio estratégico das cidades e indústrias brasileiras para o meio ambiente significa uma grande responsabilidade com a sociedade e às pessoas as quais servimos. Ao longo dos anos, a Veolia desenvolveu no Brasil sua responsabilidade empresarial através de numerosos programas dedicados à melhora das condições de vida, ao incentivo à educação e à promoção de uma cultura de responsabilidade ambiental e cidadã.

Campanha Ao Redor da Ibero-América

 A Veolia na América Latina organiza a campanha educativa Ao Redor da Ibero-América com a finalidade de promover entre as crianças um maior conhecimento dos desafios ambientais que enfrentam suas cidades e fomentar hábitos cidadãos desde cedo.

Desde a primeira edição da campanha, em 2002, mais de 150.000 crianças de sete países da América Latina participaram desenvolvendo temas sobre o cuidado com a água, a proteção da biodiversidade e do modelo de cidade sustentável. A campanha tem como objetivo estimular a conscientização das novas gerações para na busca pela igualdade, solidariedade e fortalecimento dos valores que contribuem com uma vida mais digna para as pessoas menos favorecidas sem discriminação de qualquer tipo.

A campanha é realizada em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que é um órgão internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos nos campos da educação, ciência, tecnologia, cultura, democracia e integração regional.

Ao Redor da Ibero-América 2018
 
Logo Ao Redor 2018























Proteção a animais em perigo de extinção é o tema da 6ª edição da campanha “Ao Redor da Ibero-América”,  2018. Durante a companha, que acontece entre maio e agosto, os professores vão desenvolver com os estudantes atividades com foco em sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e à diversidade ao espaço comum, social e cultural, por meio de uma cartilha elaborada pela Veolia e a OEI (Organização dos Estados Ibero-amerianos). Ao final do concurso, cada aluno irá desenvolver uma escultura com materiais plásticos recicláveis sobre um animal em extinção.
 
O vencedor nacional do concurso será contemplado com uma viagem pedagógica ao Equador, em outubro, onde encontrará os ganhadores dos outros seis países. 
 

“A campanha Ao Redor da Ibero-América é uma oportunidade para que os estudantes façam um intercâmbio cultural e tenham contato com pessoas de outros países. A experiência é muito rica, pois a troca de experiências fará com que os estudantes conheçam um pouco mais sobre a diversidade ambiental e realidade cada país.”

Régis Hahn, diretor da Veolia Brasil.

 
Ao Redor da Ibero-América 2017

 




















O tema da 5ª edição da campanha "Ao Redor da Ibero-América" 2017, foi Reciclagem Criativa, para desenvolver nas crianças uma visão diferente e positiva, aprendam a dar um novo uso e funcionalidade ao que antes já não servia. Dessa maneira, os pequenos exploraram suas próprias criatividades, tornando-se multiplicadores da transformação. A vencedora foi Mariana Costa Freitas, da cidade de Tijucas - SC, que ganhou uma viagem para a Argentina, junto com sua professora.

Confira o vídeo sobre a campanha Ao Redor da Ibero-América 2017
 


Ao Redor da Ibero-América 2016


A edição de 2016 teve como tema energias renováveis e proteção ambiental. Os participantes trabalharam a temática em sala de aula e desenvolveram uma redação e um desenho sobre o assunto.  Em toda a América Latina, participaram 15 mil alunos de 220 escolas em 40 municípios.

No Brasil participaram 2.341 alunos de escolas públicas dos estados de São Paulo e Santa Catarina. Em São Paulo participaram as cidades de Iperó, Araçariguama e Barueri e em Santa Catarina, as cidades de Biguaçu, Antonio Carlos, Tijucas e Palhoça.

A vencedora, da cidade de Palhoça-SC, Brenda Diez Nuñes, junto com sua professora foram contempladas com uma viagem ao Atacama, no Chile. Em uma cerimônia na cidade de Santiago, Brenda e os outros seis ganhadores da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador e México receberam o prêmio: a viagem, um tablet, medalha e certificado.

Confira o vídeo sobre a campanha Ao Redor da Ibero-América 2016
 

 

"Fiquei impressionada com a poluição causada pelas pessoas nas cidades grandes. Do hotel era possível ver uma nuvem cinza que cobria Santiago, um retrato da poluição causada pelos homens, um sinal de alerta para mudarmos nossa forma de viver"

Brenda Diez Nuñes - vencedora Ao Redor da Ibero-América 2016
 

Veja algumas fotos da viagem ao Chile

  • Chile
  • Chile
  • Chile
  • Chile