26 november 2015

Veolia lança o DIRIGE, programa para a formação de 150 gerentes da América Latina

Durante três anos, a Universidade Politécnica de Valência formará responsáveis do grupo em habilidades diretivas, gestão de risco e qualidade.

O reitor da Universidade Politécnica de Valência, Francisco Mora, e o diretor da Veolia na América Latina, Ramón Rebuelta, firmaram um acordo de colaboração que permitirá formar 150 diretores do Grupo nos próximos três anos. O programa “Dirige” é composto por 300 horas, que serão ministradas tanto on-line quanto presencialmente na Colômbia e está a cargo do Centro de Formação Permanente da UPV. Ao término, cada participante receberá um Diploma de Especialização em Direção e Gestão de Unidades de Negócio.
 
“Dirige” inclui matérias como habilidades diretivas, análises contábeis e financeiras, gestão estratégica de clientes e bases jurídicas, sistemas de qualidade. O curso conta com uma grade específica desenhada pela Veolia para aprofundar o conhecimento da empresa e reforçar a gestão de riscos, um aspecto de grande importância para o Grupo.
 
Através do Campus Digital, a plataforma colaborativa da Veolia, e com o suporte técnico da Universidade Politécnica de Valência, os alunos poderão participar das aulas virtuais, compartilhar recursos e realizar avaliações. O programa será ministrado por professores da UPV e responsáveis da Veolia, e contará ainda com a participação de docentes externos.

Inovar na formação

“Para o Grupo é uma prioridade apostar em um programa de formação ambicioso que permite aos gerentes das nossas unidades na América Latina crescer como profissionais e lidar com os desafios presentes e futuros da companhia.”, declarou Ramón Rebuelta.

O reitor, Franccisco Mora, destacou que para a UPV, esta iniciativa tem um objetivo muito interessante. “A Veolia é um grupo que não somente investe em I+D+i em seu processo de negócios, mas também em sua forma de gerenciar o talento da organização. Inovar na formação é a maneira correta de garantir o futuro competitivo de uma empresa em pleno século XXI”.
Entre os representantes da Veolia que estiveram presentes para a formalização da parceria estava Marta Siguero, diretora de Recursos Humanos da América Latina; François de Rochambeau, diretor de Transformação da América Latina; Hernán Huywler, diretor de Controle de Riscos da América Latina, Gema Sanchez, responsável pela Formação da América Latina e Brigitte Durand, diretora de Promoção de Emprego. Por parte da UPV, a presença de José Aguilar e Patrício Montesinos, diretor e chefe de serviços, respectivamente, do Centro de Formação Permanente.

Fátima Felicissima Tretel, Diretora de Recursos Humanos Veolia Brasil
 
Por que a necessidade de implantar um programa de formação como o DIRIGE?

No Brasil, há algumas necessidades de desenvolvimento comum a todas as empresas. Entre elas,  a preparação de líderes. Por isso, há a necesidade real de formação profissional internamente.

Quais as expectativas sobre o DIRIGE?

Minhas expectativas com respeito ao Programa Dirige  é que ele irá satisfazer nossas necessidades em habilidades diretivas e dar uma melhor compreensão sobre a Organização para o grupo treinado.

O que significa o DIRIGE para o crescimento da Veolia no Brasil?

Creio que o programa poderá contribuir de maneira efetiva com os resultados da Companhia, já que ele dirigirá nossos gerentes à conduta desejável, contribuindo com sua estratégia.

Anexos: Confira o vídeo e as fotografias no link abaixo: (fonte UPV TV):
http://mediaserver01.upv.es/UPRTV/TV/Descarga/20151104-ConvenioUPV-Veolia