22 may 2017

Trabalhando pela biodiversidade

Para frear a perda mundial da biodiversidade, a Veolia atua em dois níveis. Ao continuar melhorando o desempenho ambiental relacionado com nosso negócio, estamos ajudando a limitar o impacto ao meio ambiente, preservando assim a biodiversidade. Mediante à gestão ecológica das áreas confiadas a nós, acreditamos haver condições favoráveis para a manutenção das espécies locais e seus habitantes, restaurando assim a biodiversidade.

Biodiversidade










Nosso compromisso:
Manter e recuperar a biodiversidade

Nosso objetivo para 2020:
Fazer um diagnóstico e implementar um plano de ação em 100% dos lugares identificados os quais a biodiversidade é um desafio significativo

Nossos resultados:
  • Em 2016, 40% dos lugares que apresentaram um grande desafio de biodiversidade passaram por um diagnóstico e tiveram plano de ação iniciado;
     
  • Em 155 lugares foram realizados diagnósticos de biodiversidade e iniciado planos de ação (em todos os níveis de desafio);
     
  • 155 lugares de gestão ecológica e/ou desenvolvimento no mesmo local;
     
  • 47 lugares possuem associação com uma organização local de proteção ambiental

​Em 2015, o Grupo foi reconhecido oficialmente pelo Ministério do Meio Ambiente, Ecologia e Mares por seu compromisso voluntário com a Estratégia Nacional de Biodiversidade. E neste contexto, a Veolia tem elaborado um plano de ação 2016-2018 para todas suas atividades na França e no mundo.

O enfoque da biodiversidade se baseia em:

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), desenvolvido pelo Grupo tem como objetivo assegurar o desempenho ambiental de nossas operações.
  • Reutilizando e devolvendo a água tratada de boa qualidade aos rios e oceanos;
  • ​Coletando e reutilizando os resíduos;
  • ​Limitando as emissões por meio do consumo de energia;
  • ​ Otimizando e tratando os gases de combustão.
A gestão e o desenvolvimento exemplar dos espaços que gestionamos, ajuda a manter e reestabelecer a biodiversidade nos lugares e mais amplamente em suas comunidades receptoras. As ações se executam fundamentalmente em lugares com grandes operações situadas em zonas sensíveis.

Para apoiar este enfoque do Grupo, incluindo todos os novos lugares, foi iniciada uma série de recursos:
  •  Associações especiais, em particular com o comitê francês da UICN desde 2008 (na França), associações em outros países (Nabu na Alemanha) e também localmente.
     
  • Uma rede interna, dentro das linhas de negócio do Grupo, consultorias e equipes de investigação e inovação.
     
  • Projetos de investigação, incluindo engenharia ecológica e iniciativas inovadoras com nossos clientes (certificações, etc.).
     
  • Ferramentas de avaliação (diagnóstico de problemas de biodiversidade, lista de verificação dos impactos da biodiversidade antes de novos projetos, etc.) e apoio à execução de ações, em particular um bom guia de práticas ecológicas.
     
  • Atividades de sensibilização para nossos grupos de interesse (clientes, empregados, público em geral, etc.) por meio de conferências, jornadas de portas abertas, reuniões informativas, publicações, visitas educativas, etc.
     
  •  Indicadores de desempenho para medir o grau de iniciação do enfoque local.

​A Veolia também participa de grupos de trabalho, reflexão e iniciativa com grupos de interesse (WBCSD, Oree, EPE, IUCN, etc.). Por meio da Fundação Veolia, participamos de numerosas campanhas de informação e comunicação destinadas a um público mais amplo, ajudando a mudar o comportamento em busca de maior respeito pelo meio ambiente.
Desde 2004, a Fundação apoia 315 projetos relacionados com o meio ambiente e a biodiversidade.
 
Guia de Gestão Ecológica da Veolia
PDF - 24.2 MB