28 october 2016

Furação Matthew: Veolia está envolvida na missão de emergência humanitária para o Haiti

Nos dias 3 e 4 de outubro, o furacão Matthew provocou centenas de vítimas e destruiu muitas cidades no sul do Haiti. Um exemplo foi Jérémie, município que foi destruído em quase 80%. A ajuda humanitária chegou de todas as partes do mundo para prestar ajuda às vítimas. A Fundação Veolia também interveio nesta missão, disponibilizando equipamentos de depuração de água e mobilizando equipes da Veoliaforce.

Ajuda Haiti















Poucos dias depois do devastador furacão Matthew, a Fundação Veolia, junto ao Ministério francês para Assuntos Exteriores e as autoridades do Haiti se reuniram para a participação desta missão de emergência humanitária. A Fundação enviou seis estações móveis de tratamento de água “Aquaforce 500” e equipes de armazenamento, essencial para o tratamento de água potável e a luta contra a propagação do cólera.

Posteriormente, um membro permanente da Fundação e um voluntário da Veoliaforce partiram até o Haiti para oferecer suporte técnico à equipe da ONG ACTED, que se encontrava trabalhando no local.

“Estas seis estações de tratamento de água farão com que 12 mil pessoas por dia bebam água de qualidade, evitando assim, a propagação do cólera”, comentou Frédéric de Saint-Sernin, Diretor Geral Delegado da ONG ACTED.

“A Fundação Veolia é responsável por instalar as unidades móveis de tratamento e dar a formação necessária ao nosso sócio ACTED. Nossa prioridade máxima é restabelecer o acesso à agua potável o mais rápido possível nas áreas mais afetadas pelo furação”, disse Damien Machuel, Gerente de Projetos da Fundação Veolia.
 
Equipamento de emergência enviado pela Veolia

2 toneladas de equipamentos foram enviadas via transporte aéreo:
  • Seis estações Aquaforce500 com uma capacidade de 2m3 cada uma
  • Seis tanques de água de 3 metros cúbicos e equipamento de bombeamento para transportar a água.
     
    Aquaforce500















    A rede da Veoliaforce

    Veoliaforce é uma rede de colaboradores voluntários da Veolia que são treinados e prestam seus serviços à missões de emergência. Recentemente, os voluntários da Veoliaforce interviram no trágico terremoto ocorrido em maio no Equador. No Nepal ajudaram pessoas afetadas por uma série de abalos sísmicos em 2015. Também se dedicaram por quase dez anos a lutar contra o cólera em Chad na República Democrática do Congo.

    Saiba mais sobre a missão da Veoliaforce no Equador: http://www.veolia.com.br/meios-de-comunicacao/noticias/terremoto-no-equador-veolia-se-mobiliza-para-fornecimento-de-agua-potavel