6 june 2016

Ação em Iperó conscientiza sobre descarte de lixo para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti

Veolia e Prefeitura de Iperó distribuem folhetos para a população com dicas de como evitar o acúmulo de resíduos nas ruas

Panfletagem Iperó
A Proactiva Meio Ambiente, empresa do Grupo Veolia, em parceria com a Prefeitura de Iperó e a Era Técnica, empresa que faz coleta de lixo na cidade de Iperó, estão promovendo durante o mês de maio uma campanha de conscientização ambiental e de saúde para evitar que a população acumule resíduos nas ruas e faça o descarte do lixo doméstico nos dias em que há coleta de lixo em seu bairro. A campanha também tem o objetivo de evitar o descarte irregular de entulhos e lixo para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya, entre outros.
 
De acordo com o gerente da Central de Gerenciamento Ambiental de Iperó, Emerson Miola, a Proactiva preparou essa campanha em parceria com a Prefeitura de Iperó, por se sentir responsável por informar a população sobre como descartar corretamente os resíduos, pois o aterro sanitário está situado no município.
 

“É importante que as pessoas acondicionem os resíduos em sacos plásticos sempre bem amarrados e os coloquem em local de fácil acesso aos coletores. Outra recomendação é que não descartem restos de materiais de construção ou podas de árvores do lixo comum. Isso pode evitar a proliferação de doenças”, completa Miola.

 
Para que a informação chegue a toda a população de Iperó, agentes da prefeitura e os coletores distribuirão folders explicativos.
 
Segundo Agnaldo Aires de Barros, secretário de Transportes e Serviços Municipais, da Prefeitura de Iperó, essa iniciativa tem o foco principal na conscientização. “Através das informações contidas no folder, orientamos a população sobre a forma correta de descarte do lixo doméstico e também os dias da coleta em cada bairro”, explica Barros.
 
Recomendações de como descartar o lixo:
  • Ao descartar objetos cortantes, como lâminas, vidros quebrados e pregos, colocar dentro de caixinhas de leite ou garrafas pet lacradas. Isso diminui o risco de acidentes com os coletores
  • Colocar o lixo na rua somente no dia da coleta no bairro. Isso evita acúmulo de sujeira nas ruas
     
  •  Não descartar materiais de construção e galhos de árvores junto com o lixo comum. Isso evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti