Ao Redor da Ibero América 2018

Aluna de escola municipal de Sorocaba vence concurso internacional e ganha viagem para o Equador

Estudante do 5º ano da escola Edward Frufru Marciano da Silva venceu 2.907 estudantes de 10 cidades de São Paulo e Santa Catarina. Jenniffer e sua professora foram contempladas com uma viagem para as Ilhas Galápagos

 

Com garrafas pet e papelão, Jenniffer da Silva Oliveira, do 5º ano da escola municipal Edward Frufru Marciano da Silva, de Sorocaba, confeccionou uma tartaruga marinha e foi a ganhadora nacional da 13ª edição do concurso ambiental “Ao Redor da Ibero-América”, promovido pela Veolia, empresa que administra o Centro de Gerenciamento de Resíduos de Iperó, juntamente com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Jenniffer e os vencedores dos demais países participantes foram premiados durante uma cerimônia da campanha em Guayaquil. Em seguida, a aventura prosseguiu até as Ilhas Galápagos, sendo a primeira viagem internacional de Jenniffer.

 

Realizada em sete países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Equador, a campanha tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação dos recursos naturais e dos seres vivos do planeta, para que essa e as futuras gerações vivam em um mundo mais saudável.

 

Com o tema proteção a animais em perigo de extinção, Jeniffer produziu a maquete de uma tartaruga marinha e se destacou entre 2.907 estudantes de São Paulo e Santa Catarina.

 

“Aprendi que a diversidade ambiental deve ser preservada para garantir vida saudável a todos os animais. Algumas espécies de tartarugas marinhas estão em extinção, então escolhi o assunto para mostrar a importância em mantê-la com saúde em nossos oceanos”, explicou.

 

Para Ingrid Cristian de Souza, a professora vencedora, o tema é de suma importância, pois desperta a consciência ambiental nos alunos desde jovens, para que eles levem informações para seus familiares e amigos e envolvam a todos no projeto. “É uma realização profissional ter ganho esse prêmio junto com a Jenniffer, uma experiência enriquecedora para minha carreira”, destacou.

 

 “A campanha Ao Redor da Ibero-América é uma oportunidade para que os estudantes façam um intercâmbio cultural e tenham contato com pessoas de outros países. A experiência é muito rica, pois a troca de experiências fará com que os estudantes conheçam um pouco mais sobre a diversidade ambiental e realidade de cada país”, destaca o diretor da Veolia Brasil, Régis Hahn.

 

Para o Secretário da Educação (Sedu), da Prefeitura de Sorocaba, André Gomes, iniciativas como esta são fundamentais para o fortalecimento da qualidade da rede municipal. “Projetos pedagógicos como este comprovam a importância do envolvimento dos professores na construção de um trabalho de excelência na rede municipal corroborando com o desenvolvimento integral dos alunos”, observou o secretário.