CGR Biguaçu - SC

A Unidade

O CGR Biguaçu é uma unidade de gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares das classes lla (não inertes) e llB (inertes), industriais e de resíduos de serviços de saúde.

Concebido para ter os mais elevados padrões de qualidade e segurança operacional, o projeto conta com um sistema de dupla camada de impermeabilização, somado a uma equipe técnica plenamente capacitada.

Para o controle e monitoramento ambiental da área e entorno, conta com um moderno laboratório, que permite o acompanhamento das condições das águas superficiais e subterrâneas, assim como de todo o efluente gerado no aterro sanitário.

Com capacidade diária de 1.200 toneladas para recebimento de resíduos de Classe II-A e II-B, o CGR Biguaçu é pioneiro no estado de Santa Catarina e recebe resíduos de mais de 20 municípios incluindo a capital, Florianópolis.

O CGR Biguaçu conta com um galpão de armazenamento de resíduos perigosos, laboratório próprio, autoclave para resíduos de saúde e ainda uma moderna Estação de Tratamento de Efluentes onde é tratado todo o líquido percolado proveniente do aterro.

Contatos

Telefone: (48) 3296-2114

E-mail: william.sgobbi@veolia.com

 

Endereço

Rod BR - 101 - KM 177

Biguaçu - SC

 

Horário de Funcionamento

De seg. a sex.: 07:00h às 19:00h

Sábado: 07:00h às 11:00h

Domingos e Feriados: Fechado

Projeto MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

Com a expertise da Veolia na área ambiental, o CGR Biguaçu possui a certificação do sistema automatizado para a extração e queima controlada do biogás gerado pela decomposição dos resíduos e pretende implantar sistemas de aproveitamento desde biogás.

A prática contribui no esforço contra as mudanças climáticas ao evitar o consumo de recursos naturais não renováveis e reduzir o lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera.

Central de Tratamento de Resíduos de Saúde

O CGR Biguaçu foi o pioneiro no estado de SC em implantar uma central de tratamento de resíduos de serviços de saúde e operar equipamento de esterilização a vapor, uma autoclave, que funciona em um galpão fechado, com sala exclusiva para recepção dos resíduos, câmara fri, sala central da autoclave com comandos automatizados, sala exclusiva de saída de resíduos esterilizados.

Cuidados Ambientais e Responsabilidade Socioambiental

A Veolia trata o assunto da proteção ao meio ambiente como um ponto estratégico para a sustentabilidade de suas atividades.

Por isso, desenhou um sofisticado sistema operacionais de monitoramento ambiental que prevê:

- Drenagem, coleta e tratamento dos líquidos percolados;

- Drenagem, coleta e queima controlada dos gases gerados;

- Medidas de prevenção, minimização e controle de odores e ruídos;

- Monitoramento dos efluentes, das águas superficiais e subterrâneas.

A Veolia assume o compromisso de disponibilizar equipe técnica e recepcionar visitantes todas as quintas-feiras para que conheçam todo o completo, através de agendamento prévio.

Um fundo de reserva assegura a continuidade dos serviços de monitoramento ambiental mesmo depois de encerradas as atividades operacionais do CGR Biguaçu, que também conta com um Seguro Ambiental Internacional. Isso dá garantias adicionais aos serviços prestados pela unidade.