Antero Resources reduz sua pegada hídrica no Estado da Virgínia

Produtor de petróleo e gás natural na formação de gás de xisto de Marcellus e de Utica, Antero Resources escolheu a Veolia para a concepção, desenho, construção e operação de uma planta ultramoderna capaz de tratar e reciclar 60.000 barris de água de reinjeção e água produzida diariamente.
water

United States

Situada no Condado de Doddrige, oeste da Virgínia, a planta terá um custo de 275 milhões de dólares e o início dos serviços está previsto para 2017. O acordo firmado entre Antero e a Veolia estabelece que a Veolia desenhará, construirá e operará a planta que vai assegurar a gestão do ciclo completo da água em suas atividades. 

O projeto marca uma grande diferença em relação ao usual tratamento de água de fracking, onde usualmente são utilizadas plantas menores, com capacidade diária de até 5.000 barris, para o tratamento de água de um pequeno número de poços.
 

Benefícios para Antero Resources

Antero Resources é uma sociedade independente, especializada na produção de gás e petróleo de xisto, com suas atividades concentradas no noroeste da Virgínia, sudoeste da Pensilvânia e no leste de Ohio. Nestas atividades, a reinjeção como método de disposição de água não é realizada, devido às características geológicas. Empresas do setor, que operam na área, encontram-se frequentemente obrigadas à transportar água por centenas de quilômetros para sua disposição. 

A nova planta permitirá tratar e reusar o flowback e a água produzida, ao invés de transportá-la e reinjetá-la em poços. Así economizará aproximadamente USD 150.000 por poço em custos futuros.

A Veolia construirá o complexo por meio de um contrato TurnKey e realizará a operação por um período de 10 anos. O contrato oferece garantias de performance incluindo qualidade da água de acordo com as normas em vigor, tempo, disponibilidade e vida útil estendida dos equipamentos eletromecânicos, o que diminui consideravelmente os riscos econômico e operacional do projeto.

Paul Rady, Ceo da Antero

"Isto melhora significativamente a Segurança e reduz o impacto ambiental no desenvolvimento do xisto, removendo centenas de milhares de cargas de caminhão das estradas anualmente, reciclando e reusando a água ao invés de reinjetá-la. As soluções também propiciam à Antero uma vantagem significativa em relação aos custos de desenvolvimento"

 

Tratamento avançado da água

A planta incorporará tecnologias exclusivas da Veolia:

  • Tratamento biológico AnoxKaldnes™ MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor) para o tratamento e clarificação das águas;
  • COLDProcess™, um avançado processo de evaporação e cristalização.

Ambos são processos altamente eficientes em relação à utilização de energia.

A planta produzirá 60.000 barris de água tratada segundo as exigentes normas de qualidade para água de reuso, retornando ao sistema de distribuição de água de Antero para ser reutilizada. Desta maneira, Antero se posiciona como líder no gerenciamento sustentável de água na região.
 
Somado ao reuso da água, a planta produzirá subprodutos comercializáveis, incluindo sais usados pelos operadores de gás e petróleo para atividades de perfuração.