Petróleo e Gás

Tratamento para reutilização da água de produção e flow back de águas de fracking

A tecnologia de membranas CeraMem® é desenvolvida pela Veolia e combina elementos de design e materiais de construção inovadores, para tratar caudais maiores do que outras membranas cerâmicas, obtendo-se um produto isento de hidrocarbonetos e sólidos suspensos.

As membranas CeraMem® são muito resistentes à acumulação, em processos de emulsões metaestáveis de água e petróleo. A tecnologia da Veolia Water Technologies foi especialmente desenvolvida no âmbito da Microfiltração (MB) e Ultrafiltração (UF). CeraMem® oferece uma solução de baixa acumulação em ambientes agressivos e altas temperaturas.
 
Agua de produção e flow back
Após as lavanges químicas, se consegue obter um excelente nível de recuperação da permeabilidade. As
Tratamento da água produzida
membranas possuem uma elevada resistência a ataques químicos e abrasivos, o que permite que estas sejam utilizadas nos processos de tratamento de água e afluentes extremamente difíceis, incluindo a separação do petróleo da água de formação, desmineralização e reutilização da água produzida, SAGD ( Steam Assisted Gravity Drainage), tratamento do fundo de dessalinização em lavagens de petróleo cru na refinaria e polidos de correntes condensados.


As membranas CeraMem® estabilizam o caudal e obtêm um fluxo superior, para além de minimizarem o impacto na qualidade do permeado, devido a variações de concentração na alimentação. Contudo, esta permite diminuir as paragens e os tempos mortos nas operações de lavagem, por comparação com outros sistemas de membranas.
 
Aguas Fracking
Aplicação de Ceramem® na instalação de tratamento da Plains Exploration & Production Company (PXP) no campo Arroyo Grande, em San Luis Obispo County, Califórnia. O processo de tratamento utiliza membranas cerâmicas CeraMem® como tratamento prévio à permuta iônica e osmose inversa, com vista a eliminar os sólidos suspensos, sílica, hidrocarbonetos e reduzir a turbidez.