Responsabilidade corporativa

​Promovendo uma cultura de cidadania

Ser o sócio estratégico das cidades e indústrias brasileiras para o meio ambiente significa uma grande responsabilidade com a sociedade e às pessoas as quais servimos. Ao longo dos anos, a Veolia desenvolveu no Brasil sua responsabilidade empresarial através de numerosos programas dedicados à melhora das condições de vida, ao incentivo à educação e à promoção de uma cultura de responsabilidade ambiental e cidadã.

Campanha Ao Redor da Ibero-América

 A Veolia na América Latina organiza a campanha educativa Ao Redor da Ibero-América com a finalidade de promover entre as crianças um maior conhecimento dos desafios ambientais que enfrentam suas cidades e fomentar hábitos cidadãos desde cedo.

Desde a primeira edição da campanha, em 2005, mais de 150.000 crianças de sete países da América Latina participaram desenvolvendo temas sobre o cuidado com a água, a proteção da biodiversidade e do modelo de cidade sustentável. A campanha tem como objetivo estimular a conscientização das novas gerações para na busca pela igualdade, solidariedade e fortalecimento dos valores que contribuem com uma vida mais digna para as pessoas menos favorecidas sem discriminação de qualquer tipo.

A campanha é realizada em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos, que é um órgão internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos nos campos da educação, ciência, tecnologia, cultura, democracia e integração regional.

Ao Redor da Ibero-América 2016

A edição de 2016 teve como tema energias renováveis e proteção ambiental. Os participantes trabalharam a temática em sala de aula e desenvolveram uma redação e um desenho sobre o assunto.  Em toda a América Latina, participaram 15 mil alunos de 220 escolas em 40 municípios.

Confira o vídeo sobre a campanha Ao Redor da Ibero-América 2016
 


No Brasil participaram 2.341 alunos de escolas públicas dos estados de São Paulo e Santa Catarina. Em São Paulo participaram as cidades de Iperó, Araçariguama e Barueri e em Santa Catarina, as cidades de Biguaçu, Antonio Carlos, Tijucas e Palhoça.

A vencedora, da cidade de Palhoça-SC, Brenda Diez Nuñes, junto com sua professora foram contempladas com uma viagem ao Atacama, no Chile. Em uma cerimônia na cidade de Santiago, Brenda e os outros seis ganhadores da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador e México receberam o prêmio: a viagem, um tablet, medalha e certificado.
 

"Fiquei impressionada com a poluição causada pelas pessoas nas cidades grandes. Do hotel era possível ver uma nuvem cinza que cobria Santiago, um retrato da poluição causada pelos homens, um sinal de alerta para mudarmos nossa forma de viver"

Brenda Diez Nuñes - vencedora Ao Redor da Ibero-América 2016
 
Ao Redor da Ibero-América 2017
 
O tema desta 5ª edição será Reciclagem Criativa, para que as crianças tenham uma visão diferente e positiva, aprendam a dar um novo uso e funcionalidade ao que antes já não servia. Dessa maneira, os pequenos explorarão e desafiarão suas próprias criatividades, tornando-se multiplicadores da transformação.
 


Veja algumas fotos da viagem ao Chile

  • Chile
  • Chile
  • Chile
  • Chile