Casos de Sucesso

Operando um aterro sanitário modelo no Brasil

Uma solução regional para os resíduos domiciliares e industriais da região de Sorocaba – SP

A Central de Gerenciamento Ambiental de Iperó possui uma das melhores notas no Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) realizado anualmente pela Cetesb. Inaugurada em agosto de 2010, no município de Iperó, a 100 quilômetros da capital paulista, o empreendimento atende 9 municípios e mais de 100 indústrias da região.

Uma preocupação ambiental constante

Com capacidade de armazenamento diário de 1.000 toneladas e 20 anos de vida útil, a CGA foi instalada em uma propriedade degradada por duas décadas. A área foi recuperada assegurando a preservação ambiental permanente. Periodicamente é realizado o monitoramento ambiental de águas superficiais e subterrâneas, da fauna, de ruídos e o reflorestamento para recuperação da biodiversidade local, minimizando os impactos ambientais. Um trabalho de plantio de 38.000 mudas foi planejado criando um cinturão verde no entorno da região de intervenção, ocupando 52% da área total do empreendimento, resultando na criação e averbação de reserva legal junto à Área de Proteção Permanente ao Rio Sorocaba.
 
A impermeabilização do solo é preparada com mantas poliméricas: geocomposto bentonítico (GCL), geomembrana de PEAD e geotêxtil fabricadas com alta tecnologia e testadas em ensaios laboratoriais para comprovação da qualidade.
 
A captação do lixiviado é realizada através de drenagens internas (verticais e horizontais) implantadas no aterro sanitário por tubos de PEAD e material granular (pedras). Todo o líquido coletado é enviado para a lagoa de acumulação onde passará por tratamento biológico e/ou físico-químico no intuito de obter padrões mínimos estabelecidos em legislação específica para o lançamento em corpos hídricos.
 
A captação de biogás é realizada por meio de tubos de PEAD e material granular (pedras). Para o tratamento do biogás instala-se uma rede coletora horizontal com a devida declividade, na qual se interligará aos drenos verticais de PEAD instalados no aterro sanitário podendo assim ser coletado o máximo de biogás do aterro, que seguirá à estação de tratamento por meio de sucção.
 
Especializada na implantação de Centrais de Gerenciamento Ambientais, a Veolia conta com profissionais altamente qualificados, tecnologia e conhecimento para a realização de estudos, projetos, licenciamentos, construção, operação, encerramento, manutenção e monitoramento durante e após toda a vida útil do empreendimento.
 
CGA Iperó