20 march 2017

Veolia é premiada por sua inovação na gestão inteligente de desperdício no Mobile World Congress, em Barcelona

O Mobile World Congress foi celebrado em Barcelona de 27 de fevereiro a 2 de março. A Veolia foi premiada com o prêmio “Innovación en el Internet de las Cosas”, na categoria Mobile NB-IO. O Grupo recebeu a premiação por uma de suas inovações: contêineres conectados que permitem uma gestão mais inteligente dos resíduos urbanos.

Os contêineres conectados criados pela Veolia são uma inovação importante no campo da gestão inteligente de resíduos. Equipados com sensores de banda estreita (NB-IoT) proporcionam visibilidade em tempo real de seu nível de volume. Permite reduzir o número de caminhões necessários para a coleta de resíduos e ainda limita as emissões de CO2.

Em colaboração com a operadora telefônica Huawei, os dados são coletados por sensores e transmitidos por meio da rede móvel da Vodafone España, e posteriormente são processados para otimizar os circuitos de coleta.

"Estamos vendo um autêntico entusiasmo no mercado da cidade inteligente, com base na evolução das tecnologias, usos e mercados. Aceleraremos a transformação digital de nossa empresa e de nossos negócios", explicou Alain Staron, vice-presidente Senior da Estratégia Digital Associação.

A padronização NB-IoT utilizada para estes sensores é compatível com a padronização LTE (Long Term Evolution) e a rede telefônica 4G. Isto significa que o mercado de contêineres interconectados pode ser implementado de imediato utilizando as infraestruturas 4G existentes, com menores custos de comunicação e maior duração da bateria. Com isso, a Veolia prevê que 100% dos contêineres se conectarão a médio prazo.

O Mobile World Congress é o evento mais importante do mundo neste âmbito, que reúne em Barcelona as principais empresas e profissionais do setor de telecomunicações móveis. Desde 2006, Barcelona acolhe o evento e se transforma durante quatro dias, uma vez ao ano, na principal mostra de tecnologia móvel do mundo.