16 december 2016

A Veolia assina um contrato recorde com a Sinopec, a principal refinaria da China e da Ásia

A Sinopec elegeu a Veolia para um contrato de 25 anos para otimizar o ciclo hídrico em seu complexo petroquímico de Yanshan, localizado em uma área de alto estresse hídrico, a 50 km de Pequim.
A Yanshan Petrochemical, uma subsidiária inteiramente de propriedade da Sinopec, e a Veolia, estão criando um empreendimento conjunto dedicado ao projeto, que dará emprego a 800 pessoas.


O complexo petroquímico é uma das maiores bases de produção de borracha sintética, resina sintética, fenol-acetona, e produtos de petróleo refinado de alta qualidade na China. Atualmente  processam mais de 10 milhões de toneladas de óleo cru, e 800.000 toneladas de etileno por ano.

Com uma parceria que já existe há vários anos, a Veolia e a Yanshan Petrochemical de Pequim, expandem sua parceria ao gerenciamento total do ciclo hídrico do site em Yanshan, incluindo água de refrigeração, água desmineralizada, água industrial, água potável, água resfriada, efluentes líquidos, e água de combate a incêndio. O objetivo é otimizar o consumo de água e aumentar a taxa de reaproveitamento da água para reduzir a pegada hídrica do site.
Veolia ira implantar melhorias na instalação de tratamento de efluentes líquidos, para garantir sua conformidade com os padrões mais restritos de descarte de água industrial no mundo.

O grupo também reduzirá o consumo de energia por m3 de água produzida, e consequentemente, a pegada de carbono.
Antoine Frerot
Antoine Frérot, Diretor e Presidente da Veolia, explicou: “As responsabilidades delegadas à Veolia pela Sinopec confirmam como duas empresas podem estabelecer uma parceria para oferecer os melhores serviços em suas áreas específicas. Por meio desse contrato, a Veolia ajudará a Sinopec a implementar os melhores padrões ambientais e tecnologias para fazer de seu site Yanshan em Pequim uma referência na China. Esse contrato confirma que o setor de refinaria pode perfeitamente continuar produzindo, ao mesmo tempo em que se compromete em reduzir significativamente sua pegada ambiental.
Regis Calmes Veolia
Régis Calmels, Vice-Presidente Executivo Sênior da Veolia na Ásia, acrescentou: "Para a Veolia, a primeira questão desse contrato é sua confirmação do sucesso da parceria com a Sinopec. Além disso, o setor petrolífero é uma prioridade da Veolia, em termos de desenvolvimento. É essencial mostrar que a Sinopec e a Veolia, em parceria, são capazes de tratar da realidade das limitações ambientais nessa região.
 
Veolia Sinopec proceso