Casos de Sucesso

Casos de Sucesso

Back to sectors

Gestão otimizada da água


Vallourec adota uma ferramenta da Veolia para sete das suas principais instalações

MEDIR O IMPACTO SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS

A Vallourec é especializada em tubagem para os mercados de energia. Durante os últimos 10 anos, a empresa tem trabalhado incansavelmente para reduzir o seu consumo de água.  Atualmente a empresa aprofunda esta abordagem com o  « Water Impact Index » (WIIX), uma ferramenta de apoio à decisão desenvolvida pela Veolia, que avalia o impacto da atividade humana sobre os recursos hídricos e propõe uma metodologia para a gestão dos recursos utilizados.

Nas suas sete instalações mais importantes a Vallourec beneficiou-se do novo quadro interpretativo do «Water Impact Index »: Saint-Saulve (dois locais, siderúrgicas e fabricas de tubagem) e Deville-les-Rouen, na França, Mülheim e Rath, na Alemanha, Youngstown, nos Estados Unidos e em Belo Horizonte no Brasil.

 OBJETIVAR SUAS AÇÕES

A abordagem multicritério utilizada pelo WIIX permitiu quantificar e destacar os desafios reais da Vallourec relacionados com o stress hídrico e qualidade dos recursos em algumas áreas. Comparando várias instalações e vários cenários operacionais permitiu ao Grupo objetivar e justificar a relevância das ações presentes ou futuras em cada uma das suas fábricas.

Encorajada por estes resultados iniciais, a Vallourec decidiu implantar a abordagem WIIX em cinco das suas instalações de todo o mundo.

Jean-Louis Merveille
Diretor de Desenvolvimento Sustentável, Vallourec

"Estamos indo além das abordagens convencionais - com base na quantidade de água retirada do ambiente natural e de redes - para ganharmos uma melhor compreensão do impacto de cada local de fabricação sobre os recursos hídricos locais. "

Vallourec

7 das maiores fábricas da Vallourec auditadas

A gestão da água com base em comparativos de dados e metas

Vantagens para o cliente

  • Uma melhor compreensão do impacto sobre a quantidade e qualidade da água